top of page

Em que temos esperança?


1 Pe 1:3-4 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós.


Nossa vida está sempre baseada em uma expectativa acerca de qualquer objetivo que temos, esperança de um bom emprego, cônjuge, mudança no quadro político do país, entre outras situações. Em nossa vida cristã a palavra esperança tem um significado além do que o dicionário pode nos afirmar: '''1.Ato de esperar. 2 Expectativa na aquisição de um bem que se deseja.'', esperança para nós que fomos gerados novamente pela benignidade de Deus é termos o próprio objeto da esperança, segurança e a finalidade em tal esperança.


Em nossa sociedade, a esperança está baseada em uma mera expectativa de situações que possam nos acontecer, por exemplo, esperamos que o país se estabilize politicamente para que o cenário econômico possa, assim, se estabilizar, esperamos irmos bem em uma prova pra que possamos alcançar a vaga em uma faculdade ou curso, porém a esperança do cristão é consciente, viva e real. 1pe 1:21c ''de sorte que a nossa fé e esperança estejam em Deus, Sl 146:5 ''Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, cuja esperança está no Senhor, seu Deus". Nossa esperança é objetiva, Deus é nossa esperança é o Soberano que nos conduz, não é uma expectativa exterior pra que algo nos aconteça, Ele é a própria esperança real, o Rei que governa sobre todas as coisas, não confiamos em nossos braços ou em outros homens, em iniciativas falhas e externas, porque nossa esperança é um substantivo próprio, Deus, que tem todo o poder sobre céus e a terra, Sl 20:7 ''Alguns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós confiamos no nome do Senhor, o nosso Deus.''


Ao contrário da esperança do mundo, que por muitas vezes produz ansiedade antes da concretização de algo, nossa esperança produz em nós segurança e descanso (Sl 91:2,Naum 1:7,Is 12:2, Is 26:2, 1pe 5:7) Se andamos ansiosos por coisa alguma, estamos revelando parte de nossa incredulidade no poder de Deus, Mt 6:30 ''Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homem de pouca fé?'' o Senhor é nossa esperança (Sl 146:5) Ele tem todo o poder (Mt 28:18) Fiel nos seus propósitos (Hb 11:11) então temos toda a garantia que esse Deus poderoso nos conduzirá em seu perfeito plano, devemos ter a segurança completa em nossa esperança, Sl 37:25b '' nunca vi um justo desemparado'', mesmo que estejamos inseridos em um meio caótico, que ''retenhamos inabalável a confissão da nossa esperança, porque fiel é aquele que fez a promessa'' Hb 10:23, não servimos a uma esperança omissa, obra do acaso, porém a esperança que ''sustenta todas as coisas pela palavra do seu poder'' Hb 1:3b, que abandonemos nossa incredulidade e venhamos por inteiro confiar na viva esperança que é o nosso Deus. Sl 37:5 ''Entrega teu caminho ao Senhor, confia nEle, e Ele tudo fará.


Entendendo que nossa esperança é viva, e que nela temos plena segurança, Paulo nos fala sobre acerca desse progresso à esperança vejamos: '' E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança, e a perseverança a experiência, e a experiência a esperança; e a esperança não desaponta'' Rm 5:3-5a Deus em toda sua onisciência produz tudo isso em nós, tribulações, perseverança, experiência, qual finalidade de passarmos por tudo isso? Para que possamos ter esperança, e não qualquer esperança mas aquela que não desaponta. Paulo enfatiza que ela não nos frustra. Então qual a finalidade dessa esperança? ''Porque na esperança fomos salvos''. Rm 8:24a, passaremos essa vidas cheios de embates, dificuldades, todavia isso é para nos conduzir para algo maior que o Soberano nos preparou e assegurou, nossa salvação, '' na esperança de que também a própria criação há de ser liberta do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus'' Rm 8:21, ''e aos que predestinou, a estes também chamou; e aos que chamou também justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou. Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós quem será contra nós?'' Rm 29-30, devemos a cada dia lembrar e ter a esperança que tudo aqui irá passar e seremos glorificados pelo nosso Deus, '' por causa da esperança que vos está reservada nos céus'' Cl 1:5a ter a esperança que um dia reinaremos com Ele por toda a eternidade, fomos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna (Tt 3:7), a nossa esperança tem finalidade no nosso Deus Salvador é pra Ele que tudo converge, que nos prometeu essa maravilhosa ''esperança da vida eterna, ...,que não pode mentir, prometeu antes dos tempos eternos,'' Tt 1:2. Que nós amados irmãos venhamos confiar em Deus, ''esperança nossa'' 1Tm 1:1c, pois sempre me alegra muito, e enche de gozo e esperança o meu coração porque sei que ''somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é, o veremos.'' 1 Jo 3:2.


Posts Em Destaque
bottom of page