top of page

Quando devo começar a pensar e orar por meu casamento?



Em dias como os de hoje, é difícil encontrar jovens que, mesmo solteiros, já pensam ou até sonham em um dia construir uma família. Mas pela graça de Deus, é possível ver tais pessoas, mesmo tão novas, pensando em um dia constituir uma família.


Existem alguns princípios básicos que nos ensina em como devemos pensar isso.


O pensamento em construir uma família deve estar focado em somente uma coisa: glorificar a Deus (1 Coríntios 10.31).


Pensar em um dia constituir uma família à parte deste versículo é uma grande tolice. O jovem cristão (moças e rapazes) deve ter como foco glorificar a Deus através do casamento. É antí-bíblica a ideia de se casar para “ser feliz” ou para “ser amado” somente. Meu pastor costuma dizer que “o casamento tem como princípio glorificar a Deus e fazer o outro feliz”. Não se trata do “eu”. Podemos entender que o casamento não é para aqueles que querem somente receber. Tendo como premissa a ideia de construir uma família que glorificará a Deus, você estará começando da maneira certa.


“Sou solteiro(a) e muito jovem, posso já pensar em casamento, tendo como base a explicação acima?”


A resposta é: sim, deve! Porém, é necessário que deixemos algumas coisas claras sobre “pensar em casar”. É bem óbvio que existem moleques de 25 anos e homens de 18. Meninas de 24 e mulheres de 17. Sim, são casos um tanto quanto raros, mas existem. Porém, gostaria de partir do exemplo usando a idade.


Pensar em casamento não é errado. O grande problema que encontramos hoje é que existem muitos MOLEQUES (imaturos) que querem usufruir dos benefícios de um HOMEM (maduro), mas não querem suas responsabilidades. Se você é um rapaz e é solteiro, comece desde agora orando, estudando a Palavra e vivendo uma vida piedosa. É tolice pensar que você fará isso depois de casado. É altamente recomendado que você pense em casar, mesmo ainda jovem, mas isso não significa que você deva namorar agora, nem que você deva ficar procurando moças em tudo quanto é canto. Lembre-se do que Paulo disse: “O solteiro cuida das coisas do Senhor, em como há de agradar ao Senhor;” (1 Coríntios 7:32). O mesmo princípio serve para as moças. Pensar no casamento agora, ainda jovem, não é errado. Errado é não se esforçar para amadurecer agora, enquanto ainda é solteira.


A Bíblia declara que “Do Senhor vem a esposa prudente” (Provérbios 19.14). Está explícito aqui que a esposa prudente vem do Senhor, mas creio piamente que o esposo, da mesma forma, deve vir do Senhor. Portanto, moças e rapazes, não se envolvam com qualquer um, não deem bola para qualquer um.


Irmão, a mulher da sua vida deverá ser submissa à você da mesma maneira que a igreja é submissa à Cristo (Efésios 5.24).


Irmã, o homem da sua vida deverá lhe amar da mesma maneira que Cristo amou a igreja e se entregou por ela (Efésios 5.25). Se não for desta maneira, com certeza ele não será um marido que, ao seu lado, glorificará ao Senhor. Reflita nisso!


Que Deus vos conserve na obediência à Sua Palavra, pois somente assim é possível ter um casamento que O glorifique. Afinal, se não glorifica a Deus, é inútil.


Posts Em Destaque
bottom of page