top of page

Seja a vossa vida sem avareza



Hebreus 13:5-6: Seja vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei. Assim, afirmemos confiantemente: O Senhor é meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem?


Vivemos em um mundo globalizado, em que as informações são passadas com grande fluxo em todas as partes. Através desse desenvolvimento, também cresceu a necessidade do mercado de requerer, cada vez mais, das pessoas uma maior qualificação, de modo que o respeito baseia-se nas conquistas e status que o ser humano possui. Assim, trazendo aos corações de cada um almejar a maior posição possível, sendo de maneira justa ou não. Essa busca exacerbada em alcançar a máxima posição vem se escancarando significativamente ao longo das décadas, e tudo isso é definido em uma só palavra: avareza. Etimologicamente Avareza vem do Latim AVARUS, relacionada ao verbo AVARE, “querer muito, desejar desesperadamente”. Então, onde nasce esse desejo imoderado no coração humano? Olhemos Gn 3:5-6: ''Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.'' Esse desejo nasceu no coração humano quando ele desejou ser igual a Deus, ter o mesmo conhecimento do Criador. Eva seduzida pela serpente que lhe dizia que o fruto os fariam como Deus, almejando ser igual o Criador, esquecendo o mandamento do Senhor e vendo a oportunidade de ter a mesma posição que Ele. A queda do homem no Éden trouxe perturbações profundas na sociedade, de tal forma que a ganância humana é a demonstração de sua incredulidade em que Deus suprirá as suas necessidades básicas, como Cristo nos afirma em Mateus 6.


Com a queda, a lei do pecado foi estabelecida levando a morte Rm 6:23 "Porque o salário do pecado é a morte", porém, Cristo através do seu sacrifício nos sanciona uma lei eficaz e perfeita Rm 8:2 "Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte." Logo o cristão não vive sobre a lei do pecado mas do Espírito de vida, enquanto o pecado conduz o homem para uma vida antropocêntrica, Cristo nos conduz para uma teocêntrica levando-nos a vida eterna e seus ensinamentos nos afirmam que o seguidor de Jesus vive não pros seus anseios, mas negar a si para agradar a Deus. Então o sentimento exagerado, imoderado, apego sórdido as coisas desta terra é totalmente contrário aos ensinamentos que Deus nos deixou Mt 16:24-25 "Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á." Jo 12:25 "Quem ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preservá-la-á para a vida eterna." Com isso podemos definir avareza como um querer desesperado em almejar qualquer coisa em nossa vida de modo que o nosso amor a Deus e renúncia de nós mesmos e dessa vida seja colocada em segundo plano. Todo desejo que não seja primeiramente em agradar ao Senhor se torna um desejo avarento do nosso cobiçoso coração. Jesus nos deixa bem situados em dizer que ''quem ama a sua vida perde-a'', ''quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim'', a vida cristã tem somente a finalidade de agradar aquele que nos chamou, longe de mim afirmar que o cristão não deve buscar uma vida profissional, qualificação pessoal, porém afirmo que isso tem que ser secundário em nossas vidas, Cl 3:17 "E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai." Tudo deve ser feito para glorificar a Deus, será que temos dado maior prioridade em agradarmos ao Senhor ou construir um futuro aqui?


Lc 12:15a "Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza, pois esse desejo não procede de Deus", 1 Jo 2:16 "Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo." O pecado da avareza é colocado por Paulo como idolatria Cl 3:5 "Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: ... e a avareza, que é idolatria." Idolatria significa adoração aos ídolos, a palavra hebraica equivalente também significa vaidade, coisa vazia. Logo um coração mesquinho, vaidoso é idolatria, Rm 1:28-29 "E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso ..., estando cheios de toda ... avareza, ... ;" pois o homem começa a confiar na suas próprias forças e métodos para satisfazer seus anseios, acreditando ser o próprio mantenedor da sua vida, conquistas e objetivos, amante de si mesmo. Esse sentimento é a prova da incredulidade em Deus, esquecendo que Ele é quem opera tudo em todos Fp 2:13 "Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade." O cristão se guarda de qualquer avareza tendo foco no que é principal Cl 3:1-2 "Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;" Mt 6:19-20 "Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam." A única maneira de nos blindarmos acerca de tal pecado é buscando as coisas que são de cima, que nossa vida seja sem avareza, contentando-nos com as coisas que temos, pois compreendemos que nosso Deus Soberano nos guiará conforme os seus propósitos, para que tudo que venhamos fazer redunde em louvor, glória e honra ao Senhor, de modo que não buscamos ajuntar tesouros nessa vida, porém tesouros no céu no qual está reservada para os santos filhos. Inseridos em um mundo que a mensagem é que cada um viva conforme seu desejo narcisista em ostentar, o cristão apresenta-se como em Mt 5:3 "Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus." O pecado influencia o mundo, mas não deve influenciar o coração do cristão, esse não se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou.


O pecado isola o homem em sua própria vontade, Adão e Eva assim que comeram do fruto se vestiram com folhas de figueiras e se esconderam, Caim depois que assassinou seu irmão o enterrou. A avareza também atua da mesma maneira sobre o homem Is 56:11 "E estes cães são gulosos, não se podem fartar; e eles são pastores que nada compreendem; todos eles se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, cada um por sua parte." Pessoas avarentas vivem em um mundo recluso com seus interesses, sendo isso a consequência do pecado, em que ficamos afastados de Deus, todavia o coração avarento deve se arrepender para viver a plenitude de uma vida com Deus, amando uns aos outros, e não se isolando para esconder seu pecado. 1 Co 6:10 "Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, ..., herdarão o reino de Deus." Devemos nos contentar com o que Deus nos dá, não falo de modo que venhamos relaxar em nosso proceder nas coisas dessa vida, mas sermos gratos por tudo que o Senhor nos deu, buscar as coisas daqui moderadamente, que isso não venha tomar o espaço de nossa dedicação a Deus, pois Ele nos diz em Hb13:5 "De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei", e que venhamos ter uma vida de submissão ao Senhor, assim com confiança ousemos dizer: "O Senhor é o meu ajudador, e não temerei O que me possa fazer o homem."Hb 13:6


Lembremos sempre do que Cristo nos disse: "Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração." Mt 6:21


Posts Em Destaque
bottom of page