top of page

Eu não consigo perdoar



Talvez você tenha sido atraído até este artigo por conta do seu título. Quantas e quantas vezes ouvimos pessoas dizendo exatamente com essas palavras “eu não consigo perdoar”? O mais triste de tudo isso não são pessoas (ímpios) falando isso. É de se esperar que alguém que não ame a Cristo afirme isso com tanta veemência. Porém, com o povo de Deus, a frase em destaque não existe. Partindo pelo pressuposto de que Jesus, o modelo ao qual desejamos alcançar, sofreu e morreu em uma cruz a fim de perdoar os meus e os seus pecados, fica uma pergunta em objeção: será que eu não consigo mesmo perdoar? A palavra “perdão” vem do latim “perdonare”. “Per” = total, completo, + “donare” = dar, entregar, doar. Portanto, perdoar é dar/doar-se por completo. Em que sentido? No sentido de que o outro errou comigo, e eu, por amor ao meu Deus e também ao meu irmão, o perdôo, e obviamente, me entrego por completo nesse perdão. POR QUÊ MUITOS AFIRMAM NÃO CONSEGUIR PERDOAR? Pessoas que afirmam isso, em sua maioria, são aquelas que possuem um ego tão grande, que o perdão não tem espaço em seu coração. Certa vez, Pedro perguntou a Jesus: “Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?” (Mt 18.21). Talvez você já tenha perguntado isso a Deus: “Pai, quantas vezes mais eu preciso perdoar meu irmão?” Certamente esse irmão deve ter errado muito contigo. Mas Jesus responde a Pedro da seguinte forma: “Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.” (Mt 18.22). Segundo a matemática, 70×7 é igual a 490. Mas não era somente isso que Jesus queria dizer. Ele, com Sua sabedoria, ensinou uma lição muito importante: devemos perdoar sempre, muitas vezes, além daquilo que achamos ser certo ou errado. Jesus aqui ensina que o perdão deve ser muito (490 erros por dia é, certamente, um número muito alto). A idéia de Jesus não é que perdoemos somente 490 vezes, mas sim que perdoemos sempre e muito. Esse versículo traz a idéia de um perdão “infinito”. Afirmar “não consigo perdoar” é declarar, em prática, que nunca nasceu de novo, nunca houve uma conversão verdadeira. Ter dificuldade em perdoar é uma coisa, não conseguir perdoar é outra. Será que o simples fato de Jesus Cristo, o Deus encarnado ter vindo à terra e, com Seu imenso amor, ter perdoado a mim e a você, não é motivação suficiente para que perdoemos nosso próximo? Creio piamente que àquele que entende o perdão de Cristo, vive uma vida feliz, pois sabe que, sendo perdoado, ele pode também perdoar. Analise sua vida. O que tem tomado conta do seu coração: o amor de Deus ou a mágoa? Pessoas tomadas pela mágoa ou pelo rancor são deveras infelizes, pois nunca experimentaram o verdadeiro perdão em Cristo Jesus. Perdoar é um privilégio ensinado pelo próprio Jesus. Nós, como seus imitadores, devemos perdoar. Não importa quantos erros, nem suas gravidades, de uma coisa eu estou certo: o perdão é de Deus. “Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.” (Efésios 4.32). Que Deus nos ajude e nos ensine a perdoar sempre, quantas vezes for necessário.


Posts Em Destaque
bottom of page