Deve haver segredos em um relacionamento?
- Lucas Balbino
- 17 de jan. de 2016
- 3 min de leitura

Existe uma diferença entre guardar um segredo de alguém (inclusive da sua namorada ou esposa) e guardar segredos em um relacionamento. Deixe-me explicar melhor. Em um relacionamento cristão não deve haver segredos, como por exemplo: pecados, projetos e desejos. Mas você não pode sair tagarelando os segredos de seu relacionamento com todos por aí. ‘‘O fofoqueiro trai a confiança de quem quer que seja...’’ (Pv 11:13). Mas por que em um relacionamento não deve haver segredos? Porque isso será a prova que não existe confiança nesse relacionamento. Conheci bastantes pessoas que me contavam coisas que nem mesmo suas namoradas e esposas sabiam. Além disso ser feio, é terrível em um relacionamento. A palavra relacionamento vem da palavra relação, que vem do Latim RELATUS, que significa “levar consigo, apresentar, relacionar”. O relacionamento consiste em apresentar tudo sobre você, para que o outro leve consigo e passe a te conhecer baseado nas informações que você transmitiu. Um relacionamento (refiro-me agora a um namoro ou casamento) deve ser o mais claro possível. Quando ainda no namoro, é dever do casal conhecer-se em tudo. Isso inclui as perspectivas futuras, para que, ao chegar no casamento, não haja supresas, desapontamentos e até mesmo frustrações. Paulo ordena que o homem cristão deva tratar "às moças, como a irmãs, com toda a pureza" (1 Timóteo 5:2). Tal atitude certamente aplica-se ao namoro. A sua namorada não é um objeto feito para seu prazer, e sim uma pessoa feita à imagem de Deus. Alguém a quem você deva confiar e respeitar. Não são poucos os casais que mal se conhecem e já querem casar. Sem dúvidas, esse relacionamento passará por uma fase de surpresas e desapontamentos, pois pulou-se a fase de se conhecerem. É claro que nem todos que fazem isso acabam rompendo o casamento, mas as chances de isso acontecer são bem elevadas. Há também aqueles casais que não desejam confessar seus pecados. Deixe-me tratar um pouco mais sobre isso. Por que é importante que um relacionamento (namoro ou casamento) deva ser transparente, inclusive na confissão de pecados? 1- Porque isso é um sinal de confiança e piedade. Quando um casal confia um no outro e tem plena convicção de que ambos são filhos de Deus, desejar que o outro saiba sobre seus pecados será um sinal de pureza no relacionamento. Sim, confissão de pecados é sinal de piedade. Quando alguém confessa pecado, é porque tal pessoa sente-se envergonhada e deseja que alguém (a pessoa em quem ela confia) o ajude em oração. Sendo assim, quando em um relacionamento há confissão de pecados, isso significa que ambos os lados se sentem acolhidos e têm plena confiança que ambos se ajudarão a vencer o pecado.
2- Para que o pecado não seja o meio de separação. Conhecer os pecados passados e presentes de sua namorada ou esposa, assim como ela conhecer os seus, é extremamente importante. Se isso não acontecer, quando, em algum momento, for descoberto algum pecado, poderá ocasionar uma grande decepção e frustração no relacionamento. Sendo assim, trate de trabalhar a confiança em seu relacionamento e de ser alguém confiável para sua namorada ou esposa, para que a transparência seja algo confortável e prazeroso de se praticar em seu relacionamento. Em um relacionamento, ambos os lados devem se conhecer da melhor forma possível, principalmente ainda no namoro, porque ambos estão caminhando para se tornarem um. ‘‘...o homem deixa a guarda de seu pai e sua mãe, para se unir à sua mulher, e eles se tornam uma só carne’’ (Gn 2:24). Ser um implica em participação total de ambos os lados em todas as áreas de vida.
Portanto, não deve haver segredos em um relacionamento. Os projetos, as perspectivas, os pecados, os desejos, tudo deve ser conhecido. Mas aquele que revela os segredos do relacionamento para os outros deve ser evitado. ‘‘Quem vive contando casos sigilosos não sabe guardar segredos; portanto, evita a companhia de quem fala demais’’ (Pv 20:19). Esse texto pode ser aplicado também em um dos lados de um relacionamento. Antes de entrar em um relacionamento com tal pessoa, tente conhecê-la antes, não dê sua confiança logo de início e guarde seu coração. ‘‘Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida’’ (Pv 4:23).
Quando entrar em um namoro, não caia naquele velho jargão: ‘‘o amor é cego’’. Procure namorar de olhos abertos, conheça sua namorada, observe o comportamento e o caráter dela e procure ajudá-la em suas falhas, mas nunca deixe que algum comportamento errado siga em frente sem algum aconselhamento ou repreensão. Lembre-se de tornar-se o melhor amigo dela e trate de que ela seja sua melhor amiga, para que todo o funcionamento do relacionamento seja fluido perfeitamente, para a glória de Deus.
Comentários